domingo, 2 de setembro de 2018

Atualização Mensal - Agosto R$ 18.887,00 (+7.599,37 ou +67,32%)

Quem tem dois, tem um. Quem tem um, não tem nenhum.

Primeiramente um grande alowww para galera da finansfera. Estava ansioso para o meu segundo fechamento mensal. No mês passado não fiz nenhuma postagem, no próximo pretendo fazer algumas reflexões. Tive dois não recorrentes: uma parte das gratificações que eu ainda tinha para receber e a restituição do IRPF 2018. Isso me permitiu ter um aporte ( R$ 7075,05) superior ao que já estava planejado. Vamos lá:

A minha única opção de caixa era um fundo DI. Nesse mês resolvi que também aportaria em um CDB de liquidez diária, afinal de contas é sempre bom ter um backup (coisa de quem é dinossauro da TI ;)). Escolhi o Banco Inter pois já possuía conta e cartão, qualquer problema posso acessar essa grana sem nenhum estresse.

O Caixa é um montante que manterei fora dos bancos/corretoras seja para empréstimos ou situações que não conseguimos prever, como a greve dos caminhoneiros. Tenho essa pegada meio sobrevivencialista mesmo (adoro filmes do tipo), portando essa será minha primeira camada da reserva de emergência.

Tanto o fundo, quanto o CDB e o Caixa serão alimentados mensalmente durante algum tempo, até alcançarem uma cifra que eu ainda não defini. Depois passarei a aportar somente em RV, predominantemente ações e fiis.

Na parte de RV a ideia era aportar em mais um fundo multimercado, mas com essa questão da volatilidade em razão das eleições, decidi entrar de cabeça nas ações e a minha escolha foi de 300 ações da Grendene (BVMF:GRND3) e  15 cotas do GGRC11. Está dada a largada no mundo dos dividendos. Daqui para frente pretendo comprar uma empresa e um fii mensalmente. Minha carteira será meramente defensiva e focada nos dividendos a longo prazo, como tenho uma capacidade de aporte considerável, acredito que dentro de três ou quatro anos já estarei recebendo dividendos recorrentes, também, consideráveis.

Minha ideia é ter cerca de 06 ações com bom DY (sem esquecer os fundamentos é claro) e o mesmo número de fiis. Vou adicionar, no máximo, mais duas ou três empresas com foco em crescimento e o resto será complementado via fundos. Como meu patrimônio é muito pequeno e o inicial dos fundos tem um valor considerável, resolvi deixa-los para o próximo ano para que não fiquem com peso excessivo em minha carteira.


Abaixo seguem a carteira e a evolução patrimonial. Vou testando algumas formas de manter esse histórico até achar uma que tenha a minha cara.


Fatos relevantes sobre a minha vida serão feitos em outra postagem já que esse ficou grande demais. Até o próximo mês.









4 comentários:

  1. Fala brow, boa sorte na sua caminhada! Estamos de olho na sua evolução rumo à IF!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vlw, irmão! o caminho é longo mas dará frutos com certeza.

      Excluir
  2. E ae Money, tudo certo?
    Belo aporte, continue evoluindo junto com seus investimentos, simbora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo junto, Patrão! vamos se ajudando ai nos views e comentários porque esse começo é osso. Da maior impressão de estar falando sozinho rs.

      Excluir